O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova que permite os estudantes concorrerem a vagas em cursos de graduação de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Pode fazer o exame qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo. Que ainda não concluiu o ensino médio pode participar como “treineiro” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos. As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Enem 2023
O Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Essa será a 26º edição da avaliação.
Fique por dentro das principais datas do Enem 2023:
· Pedidos de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência no Enem 2022: 17/04 a 28/04
· Resultado preliminar das solicitações de isenção e justificativa: 08/05
· Recursos contra o resultado dos pedidos de isenção e justificativa: 08/05 a 12/05
· Resultado final da isenção e pedidos de justificativa de ausência: 19/05
· Inscrições do Enem 2023: 05/06 a 16/06
· Provas: 05/11 e 12/11
· Gabaritos: 24/11
· Resultado: 16/01/2024
Inscrição para o Enem
A inscrição para o Enem é aberta, geralmente, no mês de maio. Os interessados se inscrevem no exame pela internet.
Os candidatos que estão no terceiro e último ano do ensino médio não pagam taxa de inscrição. Treineiros, aqueles que estão nos anos iniciais do ensino médio, e demais candidatos terão de pagar uma taxa.
O Inep conta com o processo de isenção da taxa de inscrição para candidatos de baixa renda e que atendam requisitos informados em edital. O estudante deve ficar atento, pois a isenção é feita antes do prazo de inscrição e o fato de ser contemplado com ela não garante a inscrição no exame.
Provas do Enem
As provas do Enem são realizadas anualmente, geralmente no mês de novembro. Elas são aplicadas em dois domingos.
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.
A aplicação e distribuição das questões é feita da seguinte forma:
1º dia:
Redação;
45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
2º dia:
45 questões de Ciências da Natureza ;
45 questões de Matemática e suas Tecnologias.
Resultado do Enem
O resultado do Enem é disponibilizado na internet pelo Inep no início do ano seguinte à realização da prova, geralmente no mês de janeiro.
Os candidatos terão acesso às cinco notas de cada uma das cinco provas.
A média dessas notas é o desempenho geral do candidato. Essa nota pode ser utilizada nas seleções do MEC: SiSU, ProUni e Fies.
No caso do SiSU, as universidades e institutos podem definir pesos para cada uma das provas de acordo com o curso escolhido.
História do Enem
Instituído em 1998, o Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.